Teologia Brasileira 66 – 2017

0
13

Nesta edição da revista Teologia Brasileira, publicamos um texto de Caique Büll introduzindo ao leitor brasileiro os escritos e o pensamento de Martin Bucer (1491-1551), um dos grandes reformadores de primeira geração do século XVI que lutou pela unidade cristã.

Franklin Ferreira  e Luiz Sayão nos apresentam uma reflexão sobre os 500 anos da Reforma Protestante, destacando os principais protagonistas e suas ênfases na autoridade das Escrituras, na justificação pela graça, e no sacerdócio universal dos crentes.

Tendo como base a passagem bíblica de Romanos 8.29-30, Clóvis Gonçalves desenvolve cinco pontos relacionados à ordem de salvação, que são geralmente referidos como elos da cadeia inquebrável da salvação divina, quais sejam: presciência, predestinação, chamado, justificação e glorificação.

Thiago Rafael Vieira, por sua vez, apresenta um texto relevante acerca do modelo de laicidade do Estado brasileiro. Trata-se de uma questão fundamental para o estudo do Direito Religioso e, sobretudo, para a plenitude religiosa.

Por fim, destacamos no vídeo desta edição uma palestra de Kevin Vanhoozer ministrada no 10º Congresso de Teologia Vida Nova sob o tema “A fiel representação da Palavra escrita de Deus: desenvolvendo doutrinas de acordo com as Escrituras”. Nessa palestra, Vanhoozer explica que o princípio protestante do sola Scriptura não está divorciado da tradição.

Boa leitura!

Os editores.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here