Teologia sinfônica: a validade das múltiplas perspectivas em teologia

0
1083

A Bíblia utiliza diferentes perspectivas. No entanto, será que devemos usar perspectivas no estudo das Escrituras? Embora existam diferentes perspectivas na Bíblia, isso não implica que o pensamento e a obra dos teólogos mais recentes deva envolver diferentes perspectivas.

Em Teologia sinfônica, Vern Poythress afirma que a visão de mundo da Bíblia deve ser aquela adotada por todos os teólogos. Seu estudo da Bíblia tem de ser feito com base em uma estrutura de pressupostos sobre Deus e sobre o mundo apresentada nas Escrituras. Essa orientação é muito importante. Antes de tudo, adotar o ensinamento da Bíblia faz parte da obediência do teólogo a Deus e implica submeter-se ao que Deus diz.

Além disso, teólogos com outras cosmovisões distorcerão o ensinamento bíblico. Eles não identificam esse ensinamento em seu contexto adequado. Trata-se de questão tão básica que não seria necessário mencioná-la. Infelizmente, “está na moda” em nossos dias adotar uma visão de mundo secular ocidental oposta à Bíblia.

Depois de aceitar boa parte da cosmovisão moderna, porém, alguns ainda querem mostrar respeito pela Bíblia e tentam manter algum compromisso com ela. Esses pensadores poderão criticar a cultura contemporânea usando a Bíblia como base e, ao mesmo tempo, “atualizá-la” para eliminar o que consideram ofensivo à nossa cultura.

Neste livro, portanto, o autor parte do pressuposto de que seus leitores já venceram essa tentação. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Não podemos sequer pensar em ser sábios se não dermos ouvidos, com humildade, a Deus e à sua Palavra.

Em breve você poderá adquirir esta obra. Aguarde mais informações!

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here