Teologia Brasileira 24 – 2014

0
267

Principiamos mais um ano confiando na graça e misericórdia do Deus Todo Poderoso, iniciando o terceiro ano da revista Teologia Brasileira.

O primeiro ensaio deste mês, do pastor batista Jonas Madureira, trata dos debates políticos que têm ganhado corpo na jovem democracia brasileira, marcados por um tipo no mínimo estranho de concepção de tolerância que aplaca severamente a intensidade das discussões em torno das ideias, mostrando-se assim contraproducente. Portanto, Jonas apela à necessidade de uma verdadeira tolerância, “a atitude própria de toda alma robusta”, nos debates políticos em nosso tempo e nesse país.

Apresentamos também um texto de Norma Braga, sobre a imaturidade presente em parte do pensamento evangélico brasileiro, e as implicações desta na igreja e na sociedade. É uma análise a partir de um caso ocorrido em Manaus, em 2012, de alunos evangélicos que se recusaram a apresentar um trabalho sobre religiões afro-brasileiras em uma feira sobre cultura africana.

Uziel Santana, presidente da ANAJURE, faz um balanço da situação jurídica e política brasileira em termos de liberdade religiosa, numa provocadora entrevista concedida à nossa revista.

Oferecemos também aos leitores, mais um ensaio publicado originalmente na revista Vox Scripturae. Desta vez, a contribuição vem de Alan Pieratt, que foi missionário no Brasil e professor de teologia sistemática na Faculdade Batista de São Paulo. Seu ensaio é um apelo para que os líderes das igrejas de hoje captem a visão do que a erudição cristã pode fazer pela igreja brasileira, usando a inteligência a serviço do reinado de Cristo Jesus.

Por fim, nesta edição disponibilizamos um vídeo da devocional do Dr. Russell P. Shedd com tema Santidade, realizada durante o 8º congresso de Teologia Vida Nova em 2012.

Dr. Shedd fará novamente as devocionais no 9º congresso que será realizado em março deste ano em Águas de Lindóia. Mais informações acesse vidanova.com.br/9congresso

Boa leitura!

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here