Uma trilha sonora para a esperança: uma playlist do Spotify para o livro “Aguardando o Rei”

0
984

Não sei ao certo quando tudo começou, mas, na maioria dos meus livros eu gosto de observar a “trilha sonora” que acompanhou a produção deles – o que eu ouvia enquanto escrevia em cafeterias e aeroportos e em meu escritório em casa. Cada uma das canções é um retrato de uma fase da minha vida de audição, bem como uma espécie de horizonte interpretativo para cada livro. Sem dúvida, minha audição se infiltra na minha escrita.

Então, com o lançamento de Aguardando o Rei: Reformando a Teologia Pública, o terceiro volume da minha trilogia de Liturgias Culturais, pensei que seria divertido criar uma playlist no Spotify para acompanhar o livro.

Esta playlist não é apenas uma trilha sonora do processo de escrita – é uma lista com curadoria que incorpora os principais temas do livro. Passa do lamento à esperança. Começa com canções que nomeiam a desordem e a injustiça da cidade terrena e culmina com canções que alcançam a esperança escatológica da cidade de Deus. Inclui músicas que atestam a socialidade redimida que esperamos, e as incursões disso aqui e agora. E “Love Supreme”, de John Coltrane, é o motivo que as conecta completamente.

Desfrute!

Traduzido por Jonathan Silveira.

Texto original: A Soundtrack for Hope: A Spotify Playlist for Awaiting the King. James K. A. Smith.


E se os cidadãos não forem apenas seres que pensam ou creem, mas que também amam? Em Aguardando o Rei, último volume da trilogia Liturgias Culturais, James K. A. Smith examina a política através das lentes da liturgia e explora como nossa análise das instituições políticas seria diferente se as víssemos como fomentadoras de práticas que moldam o amor — não somente como algo que nos governa, mas como algo que forma o que amamos. De que maneira nosso engajamento político mudaria se não estivéssemos apenas buscando permissão para expressar nossas “visões” na esfera política, mas, esperássemos moldar o etos de uma nação, um estado ou uma cidade a fim de promover um modo de vida que leva ao shalom?

Como alternativa aos debates contemporâneos sobre política, este livro oferece uma teologia pública equilibrada ao explorar a natureza religiosa da política e a natureza política da adoração cristã, retratando como a adoração da igreja nos impulsiona a promover o bem comum.

Publicado por Vida Nova.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here