Teologia Brasileira 61 – 2017

0
125

Nesta edição da revista Teologia Brasileira, publicamos um texto de Tiago Rossi Marques sobre economia política reformacional a partir de uma perspectiva kuyperiana. Partindo de uma análise da teoria de esferas de soberania, de Abraham Kuyper, Tiago aborda a questão política do conceito de Estado, soberania e justiça social e faz uma análise do aspecto econômico buscando fazer apontamentos e contribuições iniciais para o campo da economia política internacional.

Em um artigo de suma importância para os dias de hoje, Juan de Paula Siqueira destaca a necessidade de os cristãos se manifestarem sobre questões políticas, mas nos alerta acerca dos perigos da idolatria ideológica. Destaca, ainda, como Dietrich Bonhoeffer e Abraham Kuyper podem ajudar pastores a ministrarem contra a idolatria do Estado.

Apresentamos, ainda, um texto do falecido professor Emilio Antonio Núñez sobre espiritualidade e oração. Espiritualidade tem sido um dos mais importantes elementos da doutrina e prática do cristianismo e merece séria consideração por parte dos evangélicos. Em seu artigo, Núñez concentra-se na espiritualidade e oração na América Latina, com referência especial ao evangelicalismo e ao catolicismo romano.

Warton Hertz, por fim, busca responder, em termos jurídicos, a diferença entre união estável e casamento e se são institutos equiparados perante o ordenamento jurídico brasileiro. Além disso, aponta para as implicações teológicas bíblico-teológicas acerca do tema.

No vídeo desta edição, Tiago Cavaco trata da relevância de três ensinamentos de Lutero para os nossos dias, quais sejam, a questão antropológica, a questão pedagógica e a questão estética. Tiago Cavaco nos mostra como Lutero destaca a maldade humana e nossa necessidade de redenção, a importância da educação de crianças e como o protestantismo valoriza a estética.

Boa leitura!

Os editores

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here