Teologia Brasileira 51 – 2016

0
126

Nesta nova edição da revista Teologia Brasileira, publicamos a continuação do estudo do pastor presbiteriano Francisco Macena da Costa, sobre a perspectiva de Paulo sobre a Ceia do Senhor.

O pastor Joel Lopes retorna à revista com um ensaio sobre “O conceito de membresia em João Calvino”. Em sua obra A Instituição da Religião Cristã, o reformador francês aborda a doutrina da Igreja, defendendo a tese de que aquele que se professa cristão deve unir-se a uma Igreja local, e estes fazem confissão da sua fé, têm uma vida exemplar e participam dos Sacramentos, zelando pela pureza e edificação do Corpo em amor.

Pedro Henrique Vercelino e Rômulo de Medeiros Lourenço estreiam na revista com um artigo sobre “a perspectiva do Pentateuco sobre o casamento”, em que “discorrerão a respeito dos fundamentos divinos para o matrimônio, lente essa que conduzirá os pensamentos teológicos, sociológicos, morais e éticos da relação contratual entre um homem e uma mulher ao longo dos séculos e eras, desde a criação da humanidade”.

Por fim, oferecemos aos leitores uma entrevista com Gerald Mcdermott, autor dos livros Grandes teólogos e 12 sinais da verdadeira espiritualidade: o Deus visível, sobre “quem são os grandes teólogos?”

A fé cristã confessa que desde sempre existe o Pai, o Filho e o Espírito Santo, o único Deus vivo e verdadeiro, e a firme crença nesse dogma é essencial para a fé salvadora. Como ensinou no passado o Credo de Atanásio: “A fé católica consiste em venerar um só Deus na Trindade e a Trindade na unidade, sem confundir as pessoas e sem dividir a substância. Pois uma é a pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Espírito Santo; mas uma só é a divindade do Pai e do Filho e do Espírito Santo, igual a glória, coeterna a majestade. (…) E nesta Trindade nada é anterior ou posterior, nada maior ou menor; porém todas as três pessoas são coeternas e iguais entre si; de modo que, em tudo, conforme já ficou dito acima, deve ser venerada a Trindade na unidade e a unidade na Trindade. Portanto, quem quer salvar-se, deve pensar assim a respeito da Trindade” (3-6, 24-26).

O vídeo desta edição é uma importante palestra de Millard Erickson sobre a Doutrina da Trindade. Erickson é autor de, entre outros, Teologia Sistemática e Introdução à Teologia Sistemática, publicados por Vida Nova.

Boa leitura!

Os editores.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here