Teologia Brasileira 48 – 2016

0
214

Nesta nova edição da revista Teologia Brasileira, o pastor batista Juan de Paula retorna a esta revista, com um artigo sobre “Quem pode participar da Ceia do Senhor?”, debatendo quatro modelos de ceia típicos entre os batistas brasileiros: a ceia universal (ou ceia aberta ou ultra-livre), a ceia livre, a ceia restrita e a ceia ultra-restrita.

Warton Hertz, advogado e teólogo, oferece um texto pertinente e relevante, tratando em seu ensaio da “Liberdade religiosa: direitos e deveres da igreja para com os homossexuais e os movimentos de diversidade”. Como o autor salienta, seu objetivo é “oferecer respostas às dúvidas mais frequentes acerca das tensões legais existentes entre igreja e os movimentos de diversidade. Afinal, que direitos têm os cristãos? O que os ativistas LGBT podem realmente exigir? Como a igreja deve tratar essas pessoas? O conceito de homofobia é uma ameaça à liberdade religiosa?  Além de dirimir essas e outras questões, também expomos alguns possíveis conflitos jurídicos entre liberdade religiosa e os direitos dos homossexuais a partir da experiência norte-americana, a qual se mostra como tendência de se repetir em nosso país.”

O novo texto de Alan Rennê Lima, pastor presbiteriano, é uma resposta ao livro “Sob os céus da Escócia”. Nesta primeira parte, o autor trata da alegação de que a Confissão de Fé de Westminster toleraria “novas revelações do Espírito” como algo normativo à fé e comportamento cristãos.

E o pastor congregacional Idauro de Campos Junior nos oferece uma reflexão sobre “O lugar das controvérsias na teologia cristã”, à propósito da “Nota pública sobre debates teológicos entre calvinistas e arminianos”, “onde alguns pastores, teólogos e líderes das tradições calvinista e arminiana no Brasil, pedem pela paz, diálogo e respeito nas redes sociais entre os adeptos de ambas as escolas teológicas”.

No vídeo desta edição o leitor poderá  assistir à palestra “O cristão e a desobediência civil” ministrada pelo teólogo  Wayne Grudem durante o 10º Congresso de Teologia Vida Nova realizado de 15 a 18 de março em Águas de Lindoia, SP.

Boa leitura!

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here