Nesta edição da revista Teologia Brasileira, temos a honra de publicar a importante “Nota Pública sobre Debates entre Calvinistas e Arminianos”. É sugerido a todos que leiam e compartilhem essa relevante nota, assinada por pastores, líderes e teólogos brasileiros.
O pastor Joel Bueche, da igreja da Ação Bíblica em Faro, Portugal, oferece uma pertinente reflexão baseada num dos salmos mais conhecidos e amados, em “O Salmo 23 e o ministério pastoral”.
O pastor batista Nelson Ávila retorna à revista, com o ensaio “mais do que uma graça resistível: regeneração”, onde analisa a atuação do Espírito Santo e a resposta humana ao Evangelho no molinismo, arminianismo e calvinismo à luz de 1 Coríntios 2:14.
O pastor batista Tiago Rossi Marques estreia neste espaço com o ensaio “Diálogo e Antítese nos Estudos Internacionais”, oferecendo uma releitura do realismo clássico de Hans Morgenthau à luz da filosofia reformacional encontrada no arcabouço teórico-filosófico de Herman Dooyeweerd e Roy A. Clouser.
O vídeo dessa edição é a palestra”Quanto Deus sabe de fato?” ministrada pelo teólogo Millard Erickson durante a Conferência Vida Nova em Curitiba (2015) na Igreja Evangélica Menonita Nova Aliança.
Boa leitura!