Teologia Brasileira 43 – 2015

0
42

Nesta edição da revista Teologia Brasileira publicamos uma matéria publicada originalmente em Christianity Today sobre Kevin Vanhoozer, apresentando-o ao público de fala portuguesa. Como afirma o entrevistador, “o objetivo da carreira” deste “teólogo é ajudar os cristãos a desempenhar seu papel na grande história divina”. Vanhoozer será um dos preletores do 10º Congresso de Teologia Vida Nova, que ocorrerá entre 15 a 18 de março de 2016.

O pastor batista Nelson Ávila oferece uma crítica bem fundamentada ao molinismo, comparando esta interpretação da soberania e onisciência de Deus, com as posições calvinista e arminiana, já que aquela “se propõe como um meio termo ou uma reconciliação” entre estes dois últimos sistemas.

William Orlandi, em seu ensaio a supremacia de Cristo sobre a dimensão celestial, expõe a função do eco do Salmo 110.1 em Colossenses 3.1 e seu propósito no argumento apostólico dessa epístola.

E o pastor batista Franklin Ferreira oferece uma avaliação do texto Em defesa do arminianismo, tratando de alguns equívocos presentes no texto, especialmente na área de teologia histórica.

O vídeo dessa edição é a palestra Luz para as nações: A Igreja Missional na História Bíblica – Missão e o Povo de Deus no Antigo Testamento, ministrada por Michael Goheen durante a Conferência de Teologia Vida Nova realizada na Primeira Igreja Batista de Curitiba.

Boa leitura!

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here