Teologia Brasileira 38 – 2015

0
84

Chega em boa hora a nova edição da Revista Teologia Brasileira. Dizemos em boa hora, pois os temas são, como em todas as ocasiões, considerações sobre a atualidade tomando a Teologia em suas diversas áreas (Sistemática, Pastoral, Exegética, Filosófica etc) como as lentes para análises dos problemas contemporâneos.

O artigo do pastor João Rainer Buhr, de tradição Menonita, sob o título “A ética é para todos”, analisa as causas e efeitos das manifestações que têm ocorrido no Brasil, começando com o movimento de junho de 2013 se estendendo até as Copas das Confederações. Segundo o autor, embora as reivindicações dos movimentos de Junho não estivessem tão claras, certamente há um ponto em comum: pedido de mudança na nação. Porém, essa mudança é de caráter ético, especialmente exigindo uma atitude mais ética dos próprios governantes, uma vez que “a crise que estamos vivendo é uma crise ética, originada pela falta de ética dos governantes.” Assim, há de se perguntar: o que o Cristianismo ou a Fé Cristã tem a oferecer como solução para essa crise? Como os Cristãos podem ser o “motor de partida” para uma revolução ética em nosso país? Leia e descubra a proposta do Pr. João Buhr.

Em “Capelania prisional”, Antonio Carlos Rosa Jr., autor do livro “Deus na prisão” (Editora Betel, 2013), analisa o papel fundamental que a Teologia Reformada pode ter na capelania prisional. Para Antonio Carlos, as questões relacionadas a quem somos, de onde viemos e para onde vamos depois da morte possuem forte implicações no processo de capelania prisional. O autor contrapõe duas visões conflitantes para responder àquelas questões: a Cristã e o Naturalismo. Para o autor, apenas uma visão cristã – Criação, Queda e Redenção, Imago Dei – confere dignidade ao ser humano.

Na sequência, o Rev. Thiago Rocha expõe a continuação de seu último artigo sobre Perseverança. Para o autor, “a doutrina da perseverança dos santos é um dos pilares do edifício da nossa fé reformada”. O autor apresenta alguns fatores para a perseverança dos santos, cada um com seus desdobramentos.

O último artigo vem da pena do pastor e professor J. Scott Horrell, bastante conhecido entre nós brasileiros pelo seu livro “Maçonaria e Fé Cristã (Mundo Cristão, 1995) e organizador dos dois volumes de “Ultrapassando Barreiras: novas opções para a Igreja Brasileira na virada do século XXI” (Vida Nova, 1995). O título instigante, “Jesus Cristo: Deus e Homem – a relevância da cristologia clássica para a América Latina”, já nos coloca diante de uma posição ortodoxa e histórica acerca de Jesus Cristo. Para o autor, no entanto, essa concepção clássica tem sido ameaçada na América Latina por “releituras experimentais, filosóficas, ideológicas e nacionalistas tanto de sua pessoa quanto de sua missão”. Partindo de uma exposição bíblico-teológica, o Prof. Horell confrontará a doutrina bíblica com aquelas tais releituras. 

No vídeo deste mês, o leitor terá a oportunidade de assistir à palestra “Espiritualidade”, ministrada pelo Dr. Shedd na Semana Teológica de 2014.

O Periódico Teologia Brasileira tem cumprido e honrado seu chamado no cenário cristão evangélico por manter fielmente a relação teologia histórico-ortodoxa e prática, demonstrando a finalidade do labor teológico: honrar a Deus por meio do conhecimento de sua revelação (Escrituras) e submissão e agir obediente à sua verdade. Como disse Joel Beek acerca de Calvino: “compreensão teológica e piedade prática, verdade e utilidade, são inseparáveis”.

Boa leitura!

Os Editores.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here