Teologia Brasileira 35 – 2015

0
237

Nesta nova edição da Revista Teologia Brasileira, quatro novos artigos para a edificação e instrução dos Cristãos.

O primeiro artigo, “A Ceia do Senhor e a Disciplina Arcana: Celebração pública ou adoração e edificação particular?”, de autoria do Pr. Robson T. Fernandes, trata acerca da chamada “Disciplina Arcana” ou “Disciplina do Segredo” em relação aos Sacramentos, mais especificamente da Ceia do Senhor. Deveria ser a Ceia ministrada publicamente ou de maneira reservada apenas aos Cristãos, vetando a presença dos “não cristãos”? Certamente você será instigado à reflexão pelo artigo do Pr. Robson.

O segundo artigo, “Expiação limitada: a teologia da cruz”, Thiago Rodrigues Rocha desenvolve a relação entre a Expiação Limitada e a Cruz de Cristo. Claro que o autor apresenta um tema polêmico. Porém, à luz de três indagações – Por que a cruz? De quem é a cruz? Em favor de quem é a cruz? – o autor expõe o tema numa abordagem pastoral.

O terceiro artigo, “Movimento Revolucionário e Sexualidade – I”, Aramis C. De Barros adentra uma das questões mais pertinentes no cenário político-religioso: a questão dos movimentos revolucionários, especialmente em sua vertente promovida pelo “gayzismo”. Aramis demonstra que o movimento “gayzista” é um claro sinal de que as ideologias estão vivas e ativas. O autor procura demonstrar como a ideologia “gayzista” tem procurado nortear as ações sociais e políticas com o fim de transformar radicalmente a sociedade por meio de um “projeto civilizacional de cunho revolucionário e muito bem amparado, como é sabido, por farto financiamento tanto público quanto privado”.

O quarto e último artigo, “Yahweh versus Marduque”, do articulista Tiago Abdalla Neto, avalia a polêmica em Isaías 40.25-26, no confronto entre Yahweh e Marduque. O autor discorre o tema apresentando como Isaías reivindica a superioridade de Yahweh sobre os deuses da babilônia, com destaque para Marduque.

Confira também nesta edição a palestra de Chris Wright sobre o seu livro “A Missão de Deus”, ministrada na Conferência de Teologia Vida Nova que teve apoio da Faculdade Teológica Batista de São Paulo. O evento foi realizado no dia 11 de outubro de 2014 no Colégio Batista Brasileiro.

Boa leitura!

Os editores.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here