Teologia Brasileira 27 – 2014

0
155

Nesta nova edição da revista Teologia Brasileira é oferecido ao leitor quatro artigos que tratam de uma ampla gama de assuntos referentes à fé e prática do povo de Deus.

O primeiro, de Franklin Ferreira, “Espectro político, mentes cativas e idolatria”, a propósito dos debates políticos que alcançaram os evangélicos, trata da necessidade de se estabelecer uma definição sobre o que vem a ser “direita” e “esquerda” (ilustrada historicamente) e sugere outra forma de classificar as pressuposições ideológicas políticas no país, isto é, “liberal” e “antiliberal”. Também propõe uma interpretação da atração que a esquerda exerce sobre parcela da juventude e oferece pistas para uma postura evangélica diante do assunto, a partir do tema bíblico da idolatria.

No segundo, o autor estreante, Rodrigo Majewski, trata “Da resistência à autoridade secular em Lutero, Calvino e nas Assembleias de Deus do Brasil”. Em seu ensaio, Rodrigo apresenta o pensamento de Lutero e Calvino sobre a autoridade secular, assim como os ensinamentos das Assembleias de Deus do Brasil. Na conclusão, o autor destaca as semelhanças e diferenças entre o pensamento daqueles reformadores e desta denominação pentecostal, bem como possíveis consequências de seus ensinamentos a respeito deste assunto.

O terceiro artigo é uma tradução de um breve estudo, publicado originalmente no portal The Gospel Coalition, e publicado na revista Teologia Brasileira mediante autorização. O autor, Stephen J. Nichols, oferece um resumo da situação da Alemanha durante a década de 1930 e em como a fundação de um seminário naquele país, dirigida pelo jovem teólogo Dietrich Bonhoeffer, foi não somente algo extraordinário, mas subversivo, desafiando o Estado totalitário.

O quarto artigo desta edição é de Thiago Dezembre Bueno, “A inspiração e suficiência da Escritura”, outro autor estreante. Este estudo foi uma comunicação originalmente apresentada no 9º Congresso de Teologia Vida Nova, em Águas de Lindoia-SP, ocorrido entre 25 e 28 de março de 2014. Como o autor persuasivamente argumenta, por ser a Palavra de Deus “para o homem, a Escritura é o seu guia” e “sendo a voz de Deus, ela governa cada área de sua vida”.

Por fim, oferecemos nesta edição a palestra “A teologia da cruz como caminho para renovação da igreja” ministrada pelo Dr.  Russell Shedd, na Conferência de Teologia Vida Nova em Recife-PE, em outubro de 2012.

Boa leitura!

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here