Teologia Brasileira 25 – 2014

0
68

Nesta nova edição da revista Teologia Brasileira oferecemos ao leitor um ensaio escrito por um dos mais destacados teólogos luteranos do fim do século XX, Wolfhart Pannenberg, aonde ele trata da posição cristã quanto ao relacionamento homossexual e ao casamento de pessoas do mesmo sexo. Ainda que evangélicos questionem certos aspectos da teologia de Pannenberg, sua crítica à teologia da libertação e sua defesa da historicidade da ressurreição de Jesus Cristo são amplamente influentes. Neste ensaio, ele toma uma posição sobre a questão homossexual. Talvez sua voz encoraje outros a falar a verdade sobre o amor em amor.

Sâmia oferece aos leitores a uma reflexão sobre os aspectos culturais e religiosos da cultura árabe. Este escrito ganha relevância, pois, como a autora destaca, “sua extensão hoje atinge o mundo todo. Está presente na política, economia e em diversas áreas de influência nas sociedades mais distintas do Ocidente”.

Com o ensaio “a doutrina cristológica do extra calvinisticum”, o pastor presbiteriano Alan Rennê Lima estreia em nossa revista. Seu ensaio trata de um tema importante, mas pouco aprofundado, nos estudos sobre a união das naturezas na pessoa de Cristo Jesus.

O pastor presbiteriano Hermisten Maia continua sua série sobre a cosmovisão reformada, tratando agora da oração, do trabalho e do descanso, assim como da humildade e generosidade.

Fechamos esta edição com a palestra “teologia e ação social”, de Edméia Williams, ministrada durante o 7º Congresso Brasileiro de Teologia Vida Nova, ocorrido em 2010.

Boa leitura!

Os editores

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here