Teologia Brasileira 23 – 2013

0
170

Estamos encerrando mais um ano, e este também é o segundo ano da revista Teologia Brasileira, que oferece aos leitores quatro novos ensaios e um vídeo.

Primeiro, o pastor presbiteriano Eliandro da Costa Cordeiro trata da “questão da liberdade divina e humana no ‘melhor dos mundos possíveis’ de Leibniz”, demonstrando que o problema gerado por Leibniz em nada torna as ações livres dos homens como determinadas logicamente por Deus. Como o autor sugere, a questão é de longe de difícil solução, restando para muitos filósofos a procura por um caminho mitigado ou extremado.

Segundo, apresentamos um texto de J. Scott Horrell sobre a cosmovisão trinitariana. Como o autor afirma, “uma cosmologia cristã é centralizada no conceito trinitário de Deus. Através da revelação divina, entendemos que Deus existe como três pessoas em uma essência, ou três pessoas de uma mesma natureza em relacionamento dinâmico e profundo. Portanto, a maior apologética da fé cristã é um entendimento bíblico da Santa Trindade e uma compreensão de como a cosmovisão trinitária responde às questões básicas da existência”. A partir desse pressuposto, o autor traça dez pontos principais de uma cosmovisão refletiva deste Deus Triúno.

Novo estreante de nossa revista, o presbítero F. Solano Portela Neto oferece-nos uma excelente reflexão sobre a Reforma protestante do século 16 e seu efeito libertador na educação. E como o autor afirma, “é exatamente a fé reformada, que é acusada por tantos de promover a escravidão das pessoas, pela sua rigidez doutrinária e subordinação ao conhecimento transcendente encontrado nas Escrituras, que nos liberta”, também no campo da educação.

No segundo semestre deste ano Edições Vida Nova enfatizou em suas conferências regionais o tema atual e necessário da questão da justiça social. Nesta edição apresentamos ao leitor um artigo de Dr. Russell Shedd sobre esta questão, e que foi uma das palestras proferidas durante as conferências regionais.

Oferecemos também o vídeo da palestra ministrada por Franklin Ferreira durante a Conferência de Teologia Vida Nova em Curitiba sobre o papel da igreja cristã frente à violência, “A escalada da violência como oportunidade para a igreja cristã” , um resumo do ensaio, “ ‘Erga a voz’: A violência, a ideologização do debate e uma oportunidade para a igreja cristã”.

Boa leitura!

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here