Teologia bíblica do Novo Testamento, de G. K. Beale

0
70

A abordagem deste livro se sobrepõe à de uma teologia bíblica das Escrituras como um todo por tratar de modo mais direto do enredo teológico do AT.

Logo no início do livro, G. K. Beale explica exatamente o que quer dizer com “enredo”.

Nesse sentido, a obra começa, formalmente, no próximo capítulo, com o foco apenas em um breve resumo do desenvolvimento do enredo que começa em Gênesis e se desenvolve ao longo de todo o AT.

Esse enredo consiste em uma formulação sintética dos propósitos de Deus na Criação, Queda, redenção e consumação.

No entanto, as principais facetas da narrativa do AT são delineadas em todo o NT. Os elementos mais importantes da trama do AT se tornam a base para a formulação do enredo do NT.

Sem dúvida, à medida que a trama do AT for, de algum modo, provisória, sua base para o enredo narrativo do NT também o será.

Sendo assim, Beale explora a continuidade teológica entre os dois testamentos da perspectiva neotestamentária.

O autor argumenta que todo conceito importante do Novo Testamento é desenvolvido a partir de um conceito do Antigo e deve ser entendido como uma faceta da inauguração, nos últimos dias, do reino da nova criação.

Explicitando a profunda interação entre os dois Testamentos, este livro ajuda os leitores a enxergar os fios conceituais e unificadores do Antigo Testamento e entender como esses fios estão entrelaçados em Cristo.

Esta importante obra será valorizada tanto por professores e estudantes do Novo Testamento quanto por pastores.

Aguarde mais informações.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here