Questões para uma abordagem teológica em saúde mental

0
2602

Nesta palestra, Gilson Santos apresenta questões relevantes que muitas vezes são desconsideradas no cuidado pastoral. Trabalhando à luz da poimênica de Jonathan Edwards, Gilson argumenta que:

1. O conceito bíblico de mente é muito diferente do conceito platônico/cartesiano de mente. Podemos conceituar a mente e o corpo, mas não podemos necessariamente dividi-los.

2. Sola Scriptura não implica um descarte da ciência e dos demais conhecimentos humanos, a não ser que estejam em conflito com a própria Escritura. Precisamos tomar o cuidado de não adotarmos uma abordagem anticientífica da pessoa humana. Se fizermos isso, iremos nos opor ao mandato cultural de Deus e contribuiremos para não aliviar o sofrimento e a dor da pessoa humana.

3. Sem a graça de Deus, o ser humano se degrada. Afirmar que um cristão não pode experimentar depressão é uma abordagem inadequada. Nas Escrituras, o cristão depende da graça de Deus. Tendo em vista que vivemos em um mundo caído, o que permite que um incrédulo permaneça com sua sanidade mental é a graça de Deus.

Palestra apresentada durante a 3ª Conferência Martin Bucer.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here