Exegese do NT: um guia básico para o estudo do texto bíblico

0
1803

A experiência no ensino do grego bíblico e clássico, em especial com a exegese do Novo Testamento, foi mostrando ao autor Manuel Alexandre Junior, de forma cada vez mais acentuada, a necessidade de produzir uma gramática exegética que conduzisse a comunidade cristã a um estudo mais aprofundado da Palavra de Deus.

Não porque não existam já obras de exegese bíblica na nossa língua, quase todas elas traduções, mas porque as que existem são ou tão antigas que não contemplam os resultados dos mais recentes estudos linguísticos, literários, gramaticais e semânticos, ou não tratam o tema com a abrangência e integração que ele merece.

A metodologia seguida na elaboração e na redação deste manual inspirou-se, portanto, na necessidade de proporcionar ao estudante um instrumento de trabalho acessível e de fácil consulta que lhe permita obter um conhecimento estruturado e profundo da língua grega e ao mesmo tempo o capacite a uma interpretação bem situada, correta e relevante da mensagem bíblica.

O objetivo principal desta obra é oferecer aos estudantes e estudiosos da Bíblia — alunos e professores de teologia, pastores e obreiros em geral — um instrumento de trabalho e consulta que os encoraje a desenvolver seus conhecimentos da língua original e a se entusiasmarem pelo estudo apaixonado da Palavra de Deus.

Trata-se, portanto, de um instrumento conciso, rigoroso e sério que, sem pretender ser exaustivo, visa responder às questões fundamentais da exegese bíblica.

Aguarde mais informações!

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here