Número 70, Ano 2018, ISSN 2238-0388

0
126

Nesta edição da revista Teologia Brasileira, publicamos uma resenha de Thiago Oliveira sobre a obra Contra a Idolatria do Estado, de Franklin Ferreira. A obra oferece ao leitor uma oportunidade singular de se posicionar de maneira ativa e consciente no atual cenário político nacional e internacional. Por meio da mensagem evangélica, a “religião do Estado” é confrontada e a ação política cristã é legitimada, ao mesmo tempo que qualquer autoridade humana é submetida à autoridade soberana de Deus, o único a quem devemos culto em todas as esferas de nossa vida.

Jonathan Silveira nos apresenta um ensaio acerca do surgimento da incredulidade na nação de Israel no livro de Êxodo. Jonathan nos mostra como a teologia bíblica do livro de Êxodo nos aponta para um Deus gracioso, misericordioso e paciente mesmo diante de nossa obtusidade; destaca ainda a importância de nos lembrarmos dos feitos de Deus no passado a fim de não cairmos em incredulidade no futuro.

Analisando o caso dos “desigrejados”, Karina Passos oferece uma reflexão relevante acerca dos descontentamentos de pessoas que deixaram o seio da igreja, rejeitando a prática litúrgica do culto e a comunhão dos santos a fim de se tornarem evangélicos nominais, sem vínculo eclesiástico. Karina ainda oferece alertas importantes com o objetivo de evitar o fortalecimento do fenômeno.

Thiago Rafael, por sua vez, nos apresenta um alerta muito importante envolvendo um tema muito caro: a preservação da vida. No mês de março de 2017 o PSOL ingressou, perante o Supremo Tribunal Federal, com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) a fim de descriminalizar o aborto. Thiago apresenta um panorama a respeito dos argumentos utilizados por abortistas, bem como um quadro de como se encontra o atual cenário internacional sobre o assunto.

No vídeo desta edição, disponibilizamos um bate-papo sobre Jonathan Edwards com Jonas Madureira, Franklin Ferreira e Wilson Porte Jr.

Jonas, Franklin e Wilson falam sobre o pensamento de Edwards e destacam sua importância para a teologia e sua influência nos dias de hoje.

Boa leitura!

Os editores.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here