O pastor como teólogo público: recuperando uma visão perdida

0
1522

Este livro foi escrito para apressar o retorno da teologia. Seu propósito é recuperar a terra — o lugar em que Deus habita — vendo o povo de Deus como o principal instrumento com o qual o pastor trabalha. Nossa convicção fundamental é que mentes teológicas precisam retornar ao contexto a que pertencem: o corpo de Cristo. Nesta obra, o autor Kevin Vanhoozer pretende recuperar a origem teológica da profissão mais ousada do mundo e despertar a igreja para a vocação imensamente desafiadora, emocionante e prazerosa de ser um pastor evangélico. De forma específica, a obra tem como objetivo ajudar três grupos de pessoas a recuperar uma visão perdida:

Aos pastores (não apenas pastores-titulares!), porque precisam de ajuda para recuperar a essência teológica de sua vocação, não importa se ela é definida de forma específica como “ministério de jovens”, “educação cristã”, “vida congregacional”, “liderança de louvor” ou alguma outra função. Cada pastor é responsável por comunicar Cristo e ministrar a palavra de Deus em todos os momentos, de muitas maneiras e a todas as pessoas. Ministrar a palavra de Deus ao povo de Deus é vital ao trabalho do pastor.

Às igrejas, porque precisam ser incentivadas a repensar a natureza, a função e as credenciais dos pastores que escolhem para servi-las. Em particular, devem pensar seriamente sobre como criar as condições em que o pastor é capaz de servir e crescer como teólogo público.

Aos seminários, porque existem para treinar pastores e servir a igreja e devem fazer todo o possível para minimizar o
abismo repulsivo (e constrangedor) entre as disciplinas teológicas denominadas teóricas e as disciplinas
que são chamadas de práticas.

Dessa maneira, a teologia é o esforço de falar bem de Deus e viver para a sua glória, com base na história de Deus contada na Palavra escrita de Deus (Antigo e Novo Testamentos).

Adquira já o seu exemplar!

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here