Número 84, Ano 2020, ISSN 2238-0388

0
1414

Já está disponível mais uma edição da revista Teologia Brasileira! Nesta edição, apresentamos algumas reflexões de Leonardo De Chirico acerca da mais recente encíclica papal intitulada Fratelli tutti. Embora o tema da fraternidade seja oportuno, Leonardo indica que a encíclica trata do assunto vinculando-o à noção de universalismo soteriológico.

Em um ensaio primoroso, James Edwards, nos mostra como a Bíblia trata do tema da homossexualidade no Antigo e Novo Testamentos e lida com objeções relacionadas às passagens pertinentes.

Manfred Svensson, por sua vez, apresenta-nos Santo Agostinho como forma de lidarmos com os problemas de nossa época. Assim como nós, o bispo de Hipona também viveu numa época de convulsão política e, assim, podemos nos sentir familiarizados com ele em relação à globalização e ao pluralismo.

Por fim, George Camargo apresenta um estudo exegético rigoroso do termo ῥομφαία em Apocalipse 19.15, a fim de verificar se podemos extrair uma interpretação messiânica associada a este verbete grego.

No vídeo desta edição, Kevin Vanhoozer destaca a importância da teologia e doutrina na formação de discípulos. Assim como Jesus é a imagem viva do Deus invisível, o Deus que sendo luz se tornou carne, os discípulos que carregam o nome de Jesus, do mesmo modo, também devem ser suas imagens vivas. Deste modo, Vanhoozer afirma que o objetivo da teologia é formar a mente, o coração e os hábitos de Jesus em seus seguidores.

Boa leitura!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here