Número 74, Ano 2019, ISSN 2238-0388

0
1641

Nesta edição da revista Teologia Brasileira, publicamos um texto de Eliandro Cordeiro tratando da teoria do conhecimento de Michael Polanyi. Eliandro nos mostra como a epistemologia polanyiana inviabiliza a separação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito, fazendo com que ambas sejam necessárias no processo do conhecimento.

Como compreender a liberdade humana à luz da providência divina? Francisco das Chagas nos apresenta um artigo minucioso destacando que não há uma contradição entre a determinação divina e os atos livres, e sim, uma concepção errada do que seja um ato livre, assim como uma concepção errada do que seja uma determinação divina.

Tiago Abdalla, por sua vez, começa uma série de textos exegéticos acerca do Salmo 25. Nesse primeiro artigo, Tiago visa a observar questões como a autoria do Salmo 25, o contexto de vida experimentado pelo salmista no momento da redação do texto, a estrutura, a Gattung e a mensagem do salmo, bem como uma análise de sua relação com a adoração comunitária hebraica.

Em nosso contexto eleitoral, especialmente na disputa presidencial, não tem sido incomum mantermos uma postura impiedosa e de intolerância ante nossos desafetos políticos. Pensando nisso, Cauê Oliveira nos alerta para esse fenômeno destacando como ele é capaz de revelar as distorções na visão de muitos acerca do ser humano, da natureza e lugar da política.

No vídeo desta edição, oferecemos uma palestra ministrada por Mauro Meister, que trata de um tema muito importante e delicado a todos aqueles que estão ligados a algum ofício ministerial: a idolatria.

Boa leitura!

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here