Falece a missionária Mary Elizabeth Barkley

0
848
Mary Elizabeth Barkley

Na manhã do dia 30 de novembro de 2021, o Senhor tomou para si a sua serva, Mary Elizabeth Barkley, a qual carinhosamente chamávamos como “Dona” Mary. Ela foi casada por 56 anos com William “Bill” Barkley, que faleceu após lutar por alguns meses contra um câncer, em abril de 2020.

Bill nasceu na Irlanda do Norte e, após trabalhar durante quatro anos, sentiu o chamado missionário. Com isso, estudou por quatro anos no London Bible College. Enquanto estava lá, sentiu Deus o atraindo para a América do Sul. Depois de algum tempo, o chamado se tornou mais específico: entendeu que Deus o queria trazer para o Brasil. Assim, em outubro de 1958, Bill chegou às terras brasileiras como missionário pela West Amazon Mission na Amazônia.

Mary cresceu em Banner, Kentucky, nos Estados Unidos. Ela se formou pelo Prairie Bible Institute, em Alberta, no Canadá, e serviu na equipe do mesmo, como editora da revista infantil Young Pilot. Ela sentiu o chamado para vir ao Brasil e foi enviada ao país pelo The Evangelical Union of South America, em abril de 1961. Ela dedicou um ano a aprender português em Fortaleza, no Ceará, e trabalhou de 1962 a 1964 em Manicoré, no Rio Madeira, um afluente do Rio Amazonas.

Esses dois servos tão amados se conheceram em Manaus, em maio de 1962. No dia 17 de março de 1964, eles se casaram e foram abençoados com dois filhos. Tom nasceu em 1967, e Sharon nasceu em 1971.

Em 1974 eles se mudaram para São Paulo, a maior cidade na América Latina, onde eles fundaram a primeira biblioteca evangélica do país. Durante 22 anos, a biblioteca serviu pastores, seminaristas e o público em geral, até que em 1996, o trabalho foi assumido por dois seminários.

Em 1977, Bill e Mary fundaram a editora Publicações Evangélicas Selecionadas, conhecida como PES. O objetivo do casal era traduzir e publicar a melhor literatura cristã em português. Portanto, a PES se especializou em lançar obras dos grandes teólogos puritanos dos séculos 16 e 17 e sermões de Charles H. Spurgeon e D. M. Lloyd-Jones.

Em 2018, quando eles estavam completando 60 anos de missões no Brasil, os planos do casal eram de voltar para a Irlanda do Norte, terra natal de Bill. Eles estavam muito empolgados com isso e falavam que a primeira coisa que fariam ao chegar lá seria adquirir novos laptops para continuarem trabalhando para o Reino. O Senhor Deus tinha outros planos para eles, que continuaram morando em São Paulo até serem chamados ao Lar Celestial.

Em outubro de 2021, a Dona Mary e Edmilson Bizerra, atual presidente da PES, doaram cerca de cinco mil exemplares da biblioteca pessoal do casal para a biblioteca do Seminário Martin Bucer. Somos muito gratos por termos a honra de manter e disponibilizar aos nossos alunos os livros de tão precioso casal.

Hoje, Mary está novamente ao lado de seu amado Bill. Ambos agora estão na Glória, descansando no Senhor, que os enviou para realizar tão bela e grandiosa obra no Brasil. Certamente, ao entrar na presença celestial, eles ouviram: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” (Mt 25.21 ARA)

Pedimos orações para que o Senhor console seus filhos, Tom e Sharon, e os conforte com a esperança do reencontro na glória e vida eterna, onde não haverá mais dores e nem lágrimas.

Beatriz Silva Ferreira

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here