Vida Nova prepara grandes obras teológicas para o 2º semestre

0
1796

Tradicionalmente conhecida por seu catálogo rico em excelentes obras teológicas e livros de referência, a Vida Nova prepara para o segundo semestre deste ano vários lançamentos de peso que apresentamos abaixo. Com a palavra, os editores:   

Previsto para agosto a Teologia Sistemática de Richard J. Sturz propõe uma tese inovadora: sistematizar as doutrinas centrais da fé a partir da cristologia e ao mesmo tempo criar uma ponte entre a teologia tradicional e a cultura brasileira, de modo que seja possível escaparmos do aprisionamento cultural. A ideia é mostrar que Cristo deve ser o critério que estabelece a primazia das Escrituras bem como o lugar apropriado da tradição, da experiência e da filosofia no labor teológico. Além disso, uma das preocupações cruciais desta obra é o tema da solidariedade social, vista pelo autor como chave para compreendermos a verdade bíblica a respeito da igreja local e da sociedade em que ela está inserida. Nesse aspecto o confronto com a teologia da libertação é inevitável.

Sobre o autor: Richard Julius Sturz (1924-2009) foi missionário no Brasil por muitos anos, tendo participado ativamente da vida acadêmica de seminários brasileiros. Foi Mestre em Divindades pelo Eastern Baptist Theological Seminary e Mestre em Teologia pelo Fuller Theological Seminary. Em 1994, recebeu o título de Doutor em Divindades pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo.

____________

Panorama do Antigo Testamento. O clássico Merece confiança o Antigo Testamento? ganha nova edição, totalmente revisada e atualizada, com dezenas de mapas, tabelas e figuras que iluminam a leitura contextualizada do Antigo Testamento. Cada um dos trinta e nove livros é apresentado historicamente, e discutem-se questões clássicas das introduções bíblicas, como autoria, datação, estilo literário, tema e teologia. Um dos pontos fortes da obra é a interação constante com a pesquisa crítica e liberal, oferecendo alternativas conservadoras aos principais desafios lançados à Bíblia hebraica. Previsto para setembro.

Sobre o autor: Gleason L. Archer Jr. (1916-2004) foi um dos principais estudiosos evangélicos de Antigo Testamento no século XX. É também um dos autores da obra Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento, lançada no Brasil por Edições Vida Nova.

____________

Cristo e cultura: uma releitura trata de um tema de suma importância — como os cristãos devem interagir com a cultura em que vivem. O autor faz uma releitura da tipologia clássica de H. Richard Niebuhr e mostra que as cinco opções de como cristãos devem se relacionar com a cultura, propostas por Niebuhr, são reducionistas e, na pior das hipóteses, antibíblicas. Carson propõe uma solução unificadora. Lançando mão dos pontos decisivos do enredo bíblico, como a queda, o chamado de Abraão, a vinda do Messias, sua morte, ressurreição e segunda vinda, e a dádiva do Espírito Santo, o autor argumenta que, somente quando todas as categorias bíblicas são consideradas simultaneamente, é possível contribuir para o entendimento correto da cosmovisão cristã e suas implicações na relação diária do cristão com a política, as artes, a educação, e todas as demais áreas da cultura. Previsto para setembro.

Sobre o autor: D. A. Carson é doutor pela Universidade de Cambridge e um dos mais importantes biblistas e teólogos evangélicos da atualidade. É autor de vários livros, entre eles Igreja emergente, Introdução ao NT, Os perigos da interpretação bíblica e Teologia bíblica ou teologia sistemática?, todos lançados no Brasil por Edições Vida Nova.

____________

O Dicionário de Teologia do Novo Testamento é uma obra monumental composta por uma seleção dos principais verbetes de quatro importantes dicionários sobre o NT (que tratam de Jesus e os Evangelhos, do período final do NT e seus desenvolvimentos, dos antecedentes histórico-culturais do NT e de Paulo e suas cartas, sendo que este último também está disponível em português). Organizado por Daniel G. Reid este dicionário foi editado principalmente com estudantes em mente. Foram incluídos mais de 130 verbetes que tratam de assuntos ligados ao NT: livros, temas teológicos, acontecimentos históricos, questões de antecedentes histórico-culturais e métodos de estudo. Há também mapas, diagramas e tabelas, um glossário, bibliografia fundamental de cada assunto e índice. Temos aqui o que há de melhor na atualidade na área de estudos do NT, em um texto versátil, focado e de fácil acesso, que pode complementar outras introduções do NT ou servir como fonte de informações sobre o NT e sua interpretação. Previsto para outubro.

Sobre os autores: Este dicionário é composto de diversos artigos escritos por vários acadêmicos de renome. Entre eles temos nomes como Alister McGrath, Ralph P. Martin, Douglas Moo, Leon Morris, Donald Guthrie, Grant Osborne, Larry Hurtado, Ben Witherington, Scot McKnight, F. F. Bruce, I. Howard Marshall, Craig Evans e Craig Keener. Foi organizado por Daniel G. Reid, o editor-sênior da linha de livros acadêmicos e obras de referência da InterVarsity Press, responsável pelo desenvolvimento da série de dicionários do NT publicados pela IVP.   

____________

O Léxico Analítico Grego-Português do Novo Testamento utilizou sofisticados recursos da computação para garantir uma análise gramatical precisa das palavras do NT grego associada à sua definição nos diferentes sentidos em cada passagem. Possui muitos recursos exclusivos tais como análise de variantes, frequência das formas flexionadas, os números da concordância de Goodrick-Kohlenberger, além dos de Strong, partes principais para todos os verbos e uma seção gramatical detalhada. Previsto para outubro.

Sobre o autor: William D. Mounce é também autor do best-seller Fundamentos do Grego
Bíblico, e muitos outros recursos. Integrou as equipes de tradução da NIV e da ESV.

 ____________

Deus, a Liberdade e o Mal é, sem sombra de dúvida, uma das principais obras de filosofia da religião escritas no século xx. Neste livro, Plantinga analisa os principais argumentos a favor da existência de Deus, bem como a sua relação com o problema do mal e do livre-arbítrio.

Sobre o autor: Alvin Plantinga é Doutor em filosofia pela Universidade de Yale e atualmente ocupa a cadeira John A. O’Brien de filosofia na Universidade de Notre Dame. É um dos mais importantes filósofos da religião na atualidade. Previsto para novembro.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here