Praticando a palavra de Deus no casamento e na família

0
94

Estamos num tempo em que os ataques ao casamento e à família têm sido cada vez mais evidentes. Vozes dissonantes se levantam para pregarem definições e padrões contrários aos ensinamentos bíblicos, numa tentativa de redefinir os valores do casamento e da família, dando maior ênfase aos ensinamentos de terapeutas e negando os ensinos da Palavra de Deus.

É nesse contexto que Deus, casamento e família aparecem trazendo de volta as bases bíblicas e traçando o plano de Deus para o casamento e para a família desde a criação. E isso prova que é possível praticar o que Deus nos ensina.

Andréas J. Köstenberger é professor de Novo Testamento, nas áreas de sistemática e pastoral, com uma vivência internacional. É também

diretor do Programa de Mestrado e Doutorado no Southeastern Baptist Theological Seminary e editor do Journal of the Evangelical Theological Society.

David W. Jones é professor de Ética Cristã e escritor de outras obras nessa área.

Esta é a primeira publicação do livro em português, cujo título original é God, Marriage and family, publicado em 2004.

Apresentando o casamento como uma instituição divina, o livro começa falando sobre a necessidade de uma ênfase bíblica integrada sobre casamento e família. Os autores começam  a trajetória a partir de Gêneses, passando pela história de Israel e chegando à teologia cristã com base nos ensinos de Jesus e Paulo.

Os autores também traçam um panorama dos ensinamentos bíblicos acerca da família a fim de apresentar, por meio de uma investigação dos encontros de Jesus com as crianças e de suas declarações a respeito delas, a importância de ensinar aos filhos sobre Deus, e a necessidade de incutir valores bíblicos nos jovens. Tratam também dos ensinos paulinos sobre o papel do pai no lar e na instrução e disciplina dos filhos.

Além disso, destacam assuntos atuais como: infertilidade, ética médica, aborto, contracepção, reprodução assistida, adoção, pais sozinhos, solteirismo, homossexualismo, divórcio, novo casamento, entre outros. E concluem analisando os requisitos familiares para os líderes da Igreja, com base nas epístolas pastorais e na significação da expressão “marido de uma só mulher”.

O livro traz ainda um guia para estudo pessoal e em grupo, com perguntas gerais, para discussão e para aplicação pessoal.

Trata-se de um escrito firme e claro, com uma análise exegética e visão integradora que traz um olhar pastoral, tratando de desafios do presente. Baseado nos ensinamentos bíblicos, com ênfase ética, o livro é prático, de fácil entendimento e trata os assuntos com clareza e graciosidade.

A contribuição da obra está na abordagem dos autores, que traçam o plano de Deus para o casamento e para a família, desde os primórdios até os dias de hoje, fazendo-nos voltar à solidez das bases bíblicas.

É indicado aos cristãos em geral, e aos pastores em especial, que esperam não apenas frases feitas sobre famílias cristãs, mas, sim, conselhos práticos a respeito do casamento e da família fundamentados na Palavra de Deus. 

__________________

Referência
KÖSTENBERGER, Andreas J.; JONES, David W.  Deus, casamento e família: reconstruindo o fundamento bíblico. Trad. Suzana Klassen. Suzana Klassen. São Paulo : Vida Nova, 2011. 327 p. 23X16cm.

1 COMENTÁRIO

  1. sou SILVA.Edimilson, Seminarista do Betel Brasileiro, em João Pessoa-PB. Um bom dia a todos, venho através deste coment rio, expor minha visão a respeito desta obra, que desde j , que render meus votos de aplauso no Senhor e parabenizar o autor pela iniciativa, pois, no tocante a família se tem pouco investido nessa  rea. Haja visto que a família ‚ algo sobrenatural no plano divino, pois ao homem temporal, que busca atadamente em termos geral e no conhecimento voltado para atual juntura, respaldo para uma nova visão a respeito da família. Que ao longo dos anos vem perdendo sua identidade como um todo. Outrossim esta obra em termos amplo traz ensinamentos que podem unir-se ao conhecimento teológico como adendo a pratica da palavra de Deus na estrutura familiar. meditem em efesios cap 6:1 a 4 em Prov‚rbios 22:6 Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviar  deles. que Deus vos abençoe.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here