O Espírito e a mente

0
3695

Nesta palestra apresentada durante a Semana Teológica Água da Vida em 2018, em Niterói, Jonas Madureira explica a relação entre o Espírito e a mente, tratando dos seguintes pontos: 1. Paulo e as escolas helenísticas; 2. A ira divina: razão e paixão; 3. A “mente derrotada”; 4. A “mente redimida”.


Inteligência humilhada é fruto de uma cuidadosa reflexão sobre como se relacionam o conhecimento de Deus e os limites da razão humana. Além disso, é o resgate de uma tradição do pensamento cristão que sempre se recusou a reduzir o debate entre fé e razão nos termos do racionalismo ou do fideísmo. A finalidade do conceito de “inteligência humilhada” é despertar o interesse por uma razão que ora e uma fé que pensa.

Seguindo o conselho de João de Salisbúria, Jonas Madureira subiu nos ombros de cinco gigantes da tradição cristã: Agostinho de Hipona, Anselmo da Cantuária, João Calvino, Blaise Pascal e Herman Dooyeweerd. Todos eles serviram de ponto de partida e fundamentação do conceito. Ao longo deste livro, essas cinco vozes, sobretudo a de Agostinho, são ouvidas nos mais diversos assuntos: teologia propriamente dita, revelação natural, problema do mal, gramática da antropologia bíblica, formação de um teólogo entre outros.

Publicado por Vida Nova.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here