O drama da doutrina, de Kevin Vanhoozer

0
947

Esta obra defende que a doutrina é um recurso indispensável para o entendimento e para a vida correta. Ela é um ingrediente vital para o bem-estar da igreja, uma ajuda essencial para seu testemunho público. O problema não está com a doutrina em si, mas com uma concepção de doutrina, ou talvez várias concepções, que nos tem mantido cativos. O livro apresenta novas metáforas para a teologia, para as Escrituras, para a compreensão teológica, para a igreja  e para o pastor. Ele defende que a doutrina, longe de não ter relação com a vida, serve à igreja, orientando seus membros no projeto de uma vida sábia para a glória de Deus. O drama da doutrina procura convencer ministros e leigos igualmente a não desprezarem a doutrina como algo irrelevante e motivar os teólogos a não negligenciarem as necessidades da igreja. Seu objetivo é fazer o cordeiro pastoral deitar-se com o leão teológico. É refutar, de uma vez por todas, a dicotomia muito comum entre doutrina e vida real. A doutrina cristã nos orienta no caminho da verdade e da vida e, portanto, é nada menos do que uma receita para a realidade.

Kevin Vanhoozer tem se destacado como uma das mais importantes e mais jovens vozes da teologia de nossa geração. Esse livro haverá de consolidar ainda mais essa reputação. Com um tratamento magistral das origens e da natureza das doutrinas, é uma obra digna de estar ao lado de The nature of doctrine, texto clássico de George Lindbeck. Leitura essencial para todos os que se interessam pela natureza e pelo futuro das doutrinas.
Alister McGrath, professor titular de Teologia Histórica na Universidade de Oxford e diretor do Oxford Centre for Evangelism and Apologetics

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here