Número 92, Ano 2022, ISSN 2238-0388

1
791

Está disponível mais uma edição da revista Teologia Brasileira!

Neste ano comemoram-se 60 anos do início do Vaticano II, uma série de conferências realizadas entre 1962 e 1965 consideradas o grande evento que redefiniu a agenda católica no século XX. Nesta edição, Leonardo De Chirico discute esse acontecimento à luz da perspectiva evangélica apresentando diversos teólogos que se aventuraram no exercício de avaliar teologicamente os textos do Concílio.

Quase sempre a doutrina da santificação é apresentada meramente como uma espécie de pureza moral. Muitos a valoram como uma forma de separação do mundo. Rafael Bello nos entrega um texto que localiza a santidade na dogmática. Sabemos o que é ser santo dentro do contexto canônico.

Francisco das Chagas, em seu artigo, trata da relação entre calvinismo e escolasticismo. O autor demonstra o motivo pelo qual a teologia escolástica é importante para a teologia reformada atualmente.

Por fim, publicamos um texto de Bedamloa Cubala que reflete sobre a sagrada vocação para o ministério pastoral. O autor nos lembra que a vida ministerial não é simplesmente uma profissão. Há uma confirmação interna que parte do próprio coração da pessoa e também uma confirmação externa testemunhada na vida da igreja pelo vocacionado.

No vídeo desta edição, disponibilizamos uma palestra de G.K. Beale apresentada durante o 9º Congresso de Teologia Vida Nova. Beale apresenta uma bela exegese de Mateus 2.15, explicando o uso de Oseias 11.1 na passagem.

Boa leitura!

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here