Em breve mais uma obra de Alister Mcgrath: A gênese da doutrina

0
261

O que é doutrina, afinal de contas?

Que autoridade se deve atribuir à herança do passado na reflexão doutrinária cristã?

Esses temas se acham inter-relacionados, o que torna seu estudo, no âmbito de uma mesma obra, realista e possivelmente cativante.

A
gênese da doutrina é, em parte, uma análise histórica, um estudo de como o fenômeno da doutrina surgiu, como foi compreendido e de que maneira o passado foi reestruturado e reapropriado pelos teólogos cristãos, sobretudo no período moderno. A análise histórica, é preciso reconhecer, não é um empreendimento dos mais cativantes e costuma passar a impressão de que a teologia cristã é “enfadonha, meticulosa e pacientemente voltada a coligir documentos”. Apesar disso, trata-se de um dos recursos mais importantes da reflexão teológica crítica contemporânea séria, no sentido de que subverte as análises impecáveis daqueles que sintetizam o passado numa tradição ordenada e sagrada, impondo um padrão pré-selecionado sobre seu fluxo. Por mais experimentais e provisórias que sejam as análises, o autor espera que sirvam para estimular a discussão de questões como essas mencionadas.

Alister McGrath é presidente do Centro para Evangelismo e Apologética em Oxford e professor de Teologia Histórica na Universidade de Oxford. É autor dos livros Apologética Pura e Simples, Creio, publicados por Edições Vida Nova, e O Deus de Dawkins, Paixão pela verdade e Teologia sistemática, histórica e filosófica (Shedd Publicações).

Aguarde mais informações.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here