Cuidado com o Alemão

0
497

Este livro é uma prova de sua relevância para nossa época, sobretudo para a igreja.

O autor Tiago Cavaco oferece-nos um panorama da vida de Lutero, tratando da gênese da palavra “protestante” e enfatizando a justificação graciosa recebida pela fé somente (sola gratia e sola fide), “a doutrina que dá aos protestantes a sua exuberância”, como diz o autor, e o tema central da Reforma protestante, redescoberta a partir da ênfase na suficiência da Escritura Sagrada (sola Scriptura).

Na obra, o autor se debruça sobre três questões importantes da Reforma alemã do século 16 para nós, na atualidade.

O que o autor chama de a “primeira dentada” que Lutero dá em nossa época é o entendimento bíblico e reformado sobre a maldade que impera em nossos corações, quando sem Deus e sem Cristo no mundo.

A segunda dentada de Lutero chama-se “Meninada” e serve para nos mostrar que a educação dos mais novos é uma das conquistas mais revolucionárias de Lutero, verdadeiramente pioneira no seu tempo.

A terceira dentada chama-se “Música” e serve para ilustrar que a estética protestante não é uma destruição da arte, mas, sim, a reconstrução dela a partir da palavra.

Segundo o autor, este é o primeiro livro que explora o lado vampiresco de Lutero — ele está aqui para nos fincar os dentes.

Adquira o seu exemplar.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here