A Reforma acabou?

0
2772

Pergunte a um protestante hoje qual é a maior ameaça ao cristianismo ortodoxo hoje, e ele talvez mencione o nominalismo, a revolução sexual ou o liberalismo antiquado. Mas se você tivesse feito a mesma pergunta a um protestante cem anos atrás, ele certamente teria mencionado a Igreja Católica Romana. Até bem recentemente – estamos falando apenas de algumas gerações – protestantes e católicos neste país eram, se não inimigos, certamente jogadores de equipes adversárias.

Hoje, grande parte dessa animosidade desapareceu. E, em grande parte, o degelo entre protestantes e católicos tem sido uma coisa boa. Protestantes e católicos se mostraram cobeligerantes na guerra cultural, defendendo o nascituro, defendendo o casamento tradicional, combatendo o relativismo moral e o humanismo secular. E em uma época que desconsidera a doutrina, os protestantes evangélicos geralmente compartilham mais em comum teologicamente com um devoto católico romano mergulhado na ortodoxia histórica do que com membros liberais de suas próprias denominações. Pessoalmente, me beneficiei de autores católicos como G. K. Chesterton, Richard John Neuhaus e Robert George. Tenho respeitado a Igreja Católica por assumir princípios impopulares sobre questões morais.

E, no entanto, o abismo teológico entre protestantes e católicos ainda é amplo e em lugares muito profundos. Se nos preocupamos com as doutrinas que eram mais preciosas para os reformadores, não devemos ousar afirmar que a “Reforma terminou”, como se todas as colinas teológicas tivessem sido colocadas a baixo e todos os vales dogmáticos transformados em uma planície.

Abaixo estão alguns pontos que ainda separam católicos e protestantes. Sem dúvida, muitos católicos romanos não acreditam (ou sequer sabem) o que a teologia católica afirma. Não pretendo saber definitivamente o que os católicos pensam e praticam em todas essas áreas. Mas, procurando entender os documentos oficiais da igreja, podemos ter uma boa ideia do que os católicos devem acreditar. E, no que diz respeito àquilo que deveriam acreditar, há vários pontos que os protestantes adeptos do sola Scriptura não podem afirmar.

A Igreja Desde o Vaticano II, a Igreja Católica suavizou sua posição em relação aos protestantes, chamando-os de “irmãos afastados”. No entanto, para fazer parte da igreja em sua plenitude, é preciso estar imerso no sistema católico romano de sacramentos, ordens e sob a autoridade do Papa. “Totalmente incorporados à sociedade da Igreja estão aqueles que… estão unidos na estrutura visível da Igreja de Cristo, que governa aqui através do Sumo Pontífice e dos bispos.” Além disso, o Papa é considerado infalível quando fala ex cathedra (da cadeira); isto é, quando ele faz pronunciamentos doutrinários oficiais. A Igreja Católica também tem sete sacramentos, em vez de dois: Eucaristia (ou Ceia do Senhor), batismo (como os protestantes), penitência, ordens sagradas, casamento, confirmação e últimos ritos.

Escritura Os católicos têm um cânon bíblico maior. Além dos 66 livros da Bíblia Protestante, as Bíblias Católicas incluem os Apócrifos, com livros como Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, Eclesiástico e Baruque. O ensino católico também eleva a tradição mais do que os protestantes. É verdade que muitos evangélicos sofrem por ignorar a tradição e a sabedoria do passado. Mas a teologia católica vai além de apenas respeitar o passado; ela o sacraliza. “Tanto a Escritura quanto a Tradição devem ser aceitos e honrados com sentimentos iguais de devoção e reverência”, afirma o Catecismo. Da mesma forma, o Magisterium tem autoridade para fazer interpretações definitivas. “A tarefa de dar uma interpretação autêntica da Palavra de Deus, seja na forma escrita ou na tradição, foi confiada somente ao ofício vivo e magisterial da Igreja… aos bispos em comunhão com o sucessor de Pedro, o Bispo de Roma.”

A Ceia do Senhor Um ponto central da fé católica é a Missa (o culto). O ponto central da missa é a celebração da Eucaristia. Os católicos acreditam que o pão e o vinho são transubstanciados no corpo físico e no sangue de Jesus Cristo. Os elementos são oferecidos como sacrifício da igreja e sacrifício da obra de Jesus Cristo na cruz. Isto não é simplesmente uma lembrança do sacrifício de Cristo, mas a mesma obra expiatória: “O sacrifício de Cristo e o sacrifício da Eucaristia são um único sacrifício… o sacrifício [da Eucaristia] é verdadeiramente propiciatório”.

Batismo Os católicos ensinam que “a justificação é conferida no batismo”. As águas do batismo removem o pecado original e se juntam a nós com Cristo. O batismo não é apenas um sinal e selo da graça, mas na verdade confere graça salvadora.

Maria Maria não é apenas a Mãe de Cristo, mas a Mãe da Igreja. Ela foi concebida sem pecado original (a imaculada conceição) e no final de sua vida terrena “foi levada de corpo e alma à glória celestial e exaltada pelo Senhor como rainha sobre todas as coisas” (suposição). Ela intercede pela igreja, “continua a nos trazer os dons da salvação eterna” e é “uma mãe para nós na ordem da graça”. Maria era mais do que apenas a mãe de Jesus repleta de fé: “A Virgem Maria é invocada na Igreja sob os títulos de Advogada, Auxiliadora, Benfeitora e Mediadora.”

Purgatório Aqueles que morrem na graça de Deus, mas ainda imperfeitamente purificados, têm a garantia da vida eterna, mas devem primeiro ser purificados no purgatório. Por causa da presença desse estado intermediário, a Igreja Católica desenvolveu a prática de oração pelos mortos. “A Igreja também recomenda a esmola, as indulgências e as obras de penitência realizadas em favor dos mortos.” Com relação à salvação daqueles que não ouvem o evangelho, o Catecismo Católico declara: “Aqueles que, sem culpa própria, não conheçam o evangelho de Cristo ou sua igreja, mas, mesmo assim, buscam a Deus com um coração sincero e, movidos pela graça, tentam, em suas ações, fazer a vontade dele segundo a conhecem através dos ditames de sua consciência – também eles podem alcançar a salvação eterna.”

Mérito Não é realmente justo dizer que “os católicos ensinam que você pode conquistar sua salvação”. Pode ser que muitos católicos acreditem nisso, mas o ensino oficial de Roma é mais matizado, mas ainda é preocupante. O Catecismo resume: “Como a iniciativa pertence a Deus na ordem da graça, ninguém pode merecer a graça inicial do perdão e da justificação, no início da conversão. Movidos pelo Espírito Santo e pela caridade, podemos então merecer para nós mesmos e para os outros as graças necessárias para a nossa santificação, para o aumento da graça, da caridade e para a conquista da vida eterna.”

Justificação O ensino católico rejeita a compreensão protestante da justiça imputada. A questão é a seguinte: a justiça pela qual somos perdoados e nos tornamos retos diante de Deus é uma justiça que opera em nós ou uma justiça que é reconhecida em nosso favor? Católicos afirmam o primeiro, protestantes o segundo. A diferença reside entre justiça infundida e a justiça imputada: a justiça infundida é como ter 100 dólares em dinheiro vivo em sua posse real; a justiça imputada é como ter 100 dólares ligados à sua conta bancária. Segundo o ensino católico, justificação é mais do que a declaração de Deus de nossa justiça baseada na obra de Cristo, é também uma renovação do homem interior e uma reconciliação com Deus. É claro que essas coisas são boas também, mas os católicos as tornam presentes na justificação e por meio dela, e não apenas pela fé. O Concílio de Trento (Concílio da contrarreforma católica do século XVI), declara: “Se alguém disser que os homens são justificados, seja pela imputação exclusiva da justiça de Cristo ou pela remissão exclusiva dos pecados, com exclusão da graça e da caridade que são derramadas adiante em seus corações pelo Espírito Santo, e é inerente a eles; ou mesmo que a graça, pela qual somos justificados, é apenas o favor de Deus: que seja anátema. ”

Católicos e protestantes deveriam se tratar de maneira digna e respeitosa? Claro. Trabalharemos lado a lado em questões morais e sociais importantes? Com bastante frequência. Podemos encontrar cristãos nascidos de novo que cultuam em igrejas católicas? Sem dúvida. Ainda existem questões doutrinárias críticas que corretamente dividem protestantes e católicos? Absolutamente. Não favorecemos nenhum dos lados fingindo o contrário.

Santifica-nos na tua verdade, ó Senhor; a tua palavra é a verdade.

Traduzido e revisado por Jonathan Silveira.

Texto original: Is the Reformation Over? The Gospel Coalition.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here